gRuPO iMBuRanA





Nascido em outubro de 2006, na Universidade Federal da Paraíba sob orientação e coordenação do Prof. Dr. Marcello Bulhões, o Grupo Imburana é  ao mesmo tempo: uma Associação Cultural, Grupo de Danças e  Estudos da Cultura Popular Brasileira, bem como  Projeto de Extensão Universitária da UFPB.
 A partir das experiências e demandas de nossas atividades nos  últimos 5 anos, nos afirmamos como grupo atuante no cenário da cultura popular paraibana. Atualmente o grupo se constitui como Projeto Local (PROBEX) e  Nacional  (PROEXT- 2010),  de Extensão Universitária, vinculado ao LEPEC-DEF- CCS- PRAC-UFPB.
 Através de estudos, visitas, cursos e participações diretas junto às manifestações da cultura popular, o Grupo Imburana tem como objetivos estudar, criar,  promover e dar visibilidade à cultura popular em diferentes meios sociais, proporcionando e socializando informações textuais, artísticas e acadêmicas a respeito da diversidade da cultura popular brasileira, em especial, a nordestina.
Nossa ação prática se dá por meio de apresentações de danças populares em espaços variados (públicos e/ou privados), apresentação de seminários, palestras, produção científica, e cobertura fotográfica e videográfica dos eventos e dos grupos de cultura popular.  Também fornecemos apoio institucional a grupos da cultura popular carentes de logística, divulgação e fomento.
Com mais de 90 apresentações em distintos espaços públicos e privados, em   5 estados e 14 cidades  do nordeste do Brasil,  nestes cinco anos  de trabalho, fomos selecionados  em diversos editais  e concursos locais, regionais e nacionais, sendo o Projeto de Extensão:  "A promoção da cidadania através da dança popular", do Edital PROEXT (2011),  no qual foi  selecionado  em 1º lugar, entre todos os projetos de todas as Universidades Brasileiras.

 Venham nos conhecer! Nossos ensaios, são abertos ao público e gratuitos, nas dependências do Ginásio de Ginástica da UFPB, às segundas e quartas-feiras das 18h às 20h
 Nas terças, apenas  PARA INICIANTES, no horário das 18 às 20h. 


Para mais informações acesse: http://imburanaculturapopular.blogspot.com/